quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudo Preliminar. API- Urbanismo



O Ateliê de Projeto Integrado – Urbanismo, consiste em desenvolver um projeto de intervenção no trecho da BR 365, compreendido entre a cidade de Uberlândia e Romaria.

O Ateliê de Projeto Integrado – Urbanismo, então, tem como objetivo desenvolver um projeto de intervenção na Paisagem ou através de equipamentos urbanos no trecho. Levando em consideração a borda/periferia urbana e rural e tendo como diretriz quatorze paradas ou intervenções pontuais ao longo do caminho, como marcos ou pontos de assistência, fazendo uma referência a via sacra, caminho percorrido por Jesus Cristo desde o momento que é condenado até o monte Calvário, onde é crucificado.

As estações III, VII e XIV que na Via Sacra representação os momentos em que Jesus cai, no projeto são as estações onde ocorrem as maiores intervenções, pontos de apoio estruturados, montados durante o período da festa.


As estações III, VII e XIV que na Via Sacra representação os momentos em que Jesus cai, no projeto são as estações onde ocorrem as maiores intervenções, pontos de apoio estruturados, montados durante o período da festa.
Os apois são pensados a partir de módulos de estocagem, banheiro, cozinha e descanso, esses módulos são montados elementos estruturais metalicos com placas de vedação USB (0,6mx 2,4m), um sistema fácil de ser montado e transportado.


Os módulos são unidos por um gride elevado do solo a uma altura variável, permitimdo a nivelação da estação independente da topografia do local, esse gride é de estrutura metálica e forro também em placas USB. Optamos por elevar o gride do solo para não interferir na topografia, sobre a qual se tem poucos dados, a maioria dos locais já sofreu intervenção na topografia.
Sobre esse gride além dos módulos temos planos, que dividem o espaço em sub-áreas, possibilitando maior privacidade em alguns locais. Esses planos avançam para fora do gride, como uma espécie de mobiliário que se integra ao local.
A cima do gride, módulos e painéis, uma cobertura fixa, feita em concreto. Essa cobertura hora avança Para além da área de ação do gride, hora se contrai deixando expostas as estruturas de apoio.
Tudo foi pensado e desenhado a partir de planos, a união de linhas ideias e objetivos.

Um fato considerado no projeto é a duplicação da rodovia BR-365. Em cada estação foi analisado em que sentido ocorreria essa duplicação. Os desenhos e ideias foram feitos a partir dessa duplicação.


Nas estações ou pontos de apoio das cidades de Panamá-GO e Trindade-GO, notamos que o local é marcado por painéis onde o romeiro é instruído sobre a passagem bíblica á qual a estação se refere. Optamos por não marcar as estações com painéis da via sacra e sim com mobiliários que funcionam como marcos e elemento de unidade do projeto.
 Fazemos uma releitura dos painéis, entendendo-os como planos. Unimos a ideia da artista Claudia Ahimsa autora da exposição Segredos exibida no Centro Cultural Oscar Niemeyer, que entende a cruz como uma intercessão de planos. A partir disso criamos o mobiliário diversas leituras dos planos da cruz, esse mobiliário é fixo nas estações e varia de uso para cada local.


Todas as estações são marcadas com uma pavimentação diferenciada (pedra macaquinho marrom, como da praça das igrejas de Romaria e Trindade) do caminho em que os romeiros percorrem (terra batida). Dando destaque e delimitando seu espaço. Essa transição entre as paginações de piso será feita lentamente e de forma continua. A paginação foi escolhida seguindo critérios de exigir pouca manutenção, ser um material permeável ou semipermeável e não dificultar a caminhada do romeiro.

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